Unicidade de todas as religiões “Deus que se manifestou através da Seicho-no-ie”

Deus que se manifestou através da Seicho-no-ie é o Deus Suminoe.

Quem é, afinal, essa divindade padroeira da Seicho-no-ie (Seicho-No-Ie no Okami)? Trata-se de Suminoe-no-Okami (Deus Suminoe) cultuado no santuário Moto Sumiyoshi, que fica entre as cidades de kobe e Osaka. Segundo o kojiki*, antecendendo ao nascimento da deusa Amaterasu, apareceram três deuses – Uwatsutsu-no-onokami, Nakatsutsu-no-onokami e Sokotsutsu-no-onokami – como deuses do Reino do Mar (Ryugukai), que purifica o Universo com água e sal (espírito). Englobando esses três deuses chamam-nos de Suminoe-no-Okami (popurlamente Sumiyoshi-no-Okami).
A Seicho-no-ie surgiu cerca de trintas anos atrás, quando eu residia na vila Sumiyoshi e orava diariamente no Santuário Moto Sumiyoshi. Como já disse, foi nessa ocasião que recebi uma revelação divina, dando origem aos ensinamentos da Seicho-no-ie. Desde então, orientado pela revelação de que todas as religiões constituem, no fundo, uma só, e que a Verdade é uma apenas, venho fazendo estudos comparativos de religiões antigas e modernas do Oriente e do Ocidente.

Assim, vim conclamando para que todas as religiões se dêem as mãos, sem se divergirem uma com as outras, porque embora preguem a doutrina de maneiras diferentes, todas divulgam a Verdade única que salva os homens.
Deus Suminoe, citado inicialmente no Kojiki, volta a ser mencionado no mesmo documento, como Shiotsuchi-no-kami, ou como Shiotsuchi-no-okina (tomo Imperador Jimmu, do livro Nihon Shoki). Na verdade, Shiotsuchi-no-kami é Shiotsutsu-no-onokami. As ondas maritimas são divididas em onda superior, onda do meio e onda inferior, correspondendo a primeira ao Uwatsutsu-no-onokami, a segunda ao Nakatsutsu-no-onokami, e a terceira ao Sokotsutsu-no-onokami. Os três acham-se unidos na figura de um só Deus, que é chamado Shiotsutsu-no-onokami. Este Deus é o Criador do Universo e, ao mesmo tempo, purificador do Universo, sendo também orientador do caminho.

(Através de Masaharu Taniguchi)
Do Livro: Imagem Verdadeira e Fenômeno.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s