Que horas?

 

 

 

 

 

 

 

 

“O único tempo que existe”

De forma mental adoramos pensar que existe um passado e um futuro que pode ser ou foi diferente de Agora! Mas nenhum dos dois possui existência Real pois mesmo “seguindo” a lógica temporal linear da mente, o passado quando esteve presente era Agora e o futuro quando vier será Agora! Mas será que algo realmente passa e outro algo realmente vêm? Isto só existe em termos da mente que traça a linha do tempo segundo uma lógica limitada e condicionada. Em verdade esse “algo” que aparentemente passa, o “algo” que está agora e o “algo” que aparentemente vêm são UM. Agora!

Através da “filosofia” Budista a mente é chamada o sexto sentido, e é o único capaz de recriar todas as sensações experimentadas por todos os outros cinco. E é essa capacidade de recriar da mente que possibilita a “teoria”(ilusão) de que existe um passado, presente e futuro. Outra capacidade da mente é a de se identificar e identificar outros, é a capacidade de aparentemente dividir aquilo que é indivisível, UM. E é também por causa desta capacidade que é possível essa visão mental de que existe um passado. Primeiramente ela julga que o João é um ser diferente de toda existência, e que esta existência é formada por muitos outros. E  vai além, ela julga que o João de 5 minutos, 5 dias, 5 meses, 5 anos atrás é o mesmo que está aqui hoje e ela cria esse entendimento errôneo onde acredita que se pode ter um passado, presente e futuro.

Mas observemos: quando acordo é Agora, quando vou dormir é Agora, o momento que escrevo é Agora, tudo quanto existe é Agora! Não existe nada além de Agora! Até mesmo quando a aparente mente lembra de algo que aparentemente passou ou imagina algo que aparentemente pode acontecer em um futuro, ela cria ou recria imagens e pode ou não se identificar com elas, mas estas imagens não passam de divagação mental, de uma condicionada estratégia impessoal para se manter fora do que é Real, do Agora, e até mesmo este “fenômeno” só pode aparentar acontecer Agora.

Agora é só o que existe meus amigos! Não pensem que em algum momento de suas vidas vivenciaram ou vivenciarão algo diferente de Agora!

Algum personagem pode questionar, “mas então eu não posso fazer planos ou recordar minhas lembranças?”

Claro que pode, mas quem te dirá o que fazer e como fazer não é o simples raciocínio limitado da mente pensante, o Guia é Agora! Seu coração é O Guia, o Ser Real interior é O guia, o Agora é O Guia que se manifesta e te mostra como agir (Em verdade, o Agora, flui por Si mesmo da maneira mais perfeita possível). Suas ações serão retas e não visarão objetivos e assim está presente, Agora! Qualquer outra forma de agir ou não agir será condicionada e fatalmente por não perceber a realidade estará fadada ao sofrimento, a ilusão.

Em verdade a única coisa que você precisa recordar é que sua Essência é Agora! Não existe outro tempo! Diria que não existe nem tempo, só existe Agora! Por isto é tão essencial estar Plenamente Atento, sem tensão, relaxado, disponível em perfeito estado de aceitação ao Agora.

Observemos a seguinte situação: Um adepto de um grande Mestre busca com todo afinco a Graça suprema, a Salvação, a Iluminação!

Porém sua mente olha ao redor e com certeza, por estar identificado com a mesma, ele se julga limitado, um adepto que não alcançou. Ele olha ou lê textos do grande Mestre que percebeu e por isso manifesta Sua natureza Livre, Liberta, Desimpedida, ilimitada, se compara e pensa: Isso é muito difícil de acontecer, vou demorar muito tempo para atingir tal estado pois não sou tão livre e ainda estou limitado com muitos defeitos. E este discípulo se vincula a esta aparência Agora! E vinculado a isso, amanhã (que é Agora), ele acorda, se julga por uma falsa aparência ou condicionamento e diz, “é, ainda falta um tempo pra eu atingir a Iluminação”. Daqui um ano ele acorda e diz, “ainda falta um tempo para eu atingir a Iluminação”. Daqui a dez anos ele acorda e diz, “Algum dia eu vou atingir a Iluminação, mas ainda falta um tempo..”

Quando este “discípulo” vai atingir a iluminação?

Enquanto ele estiver preso ao papel de discípulo que vê um Mestre que está fora e que algum dia pode atingir a Iluminação ele prosseguirá numa busca sem fim. Essa situação me lembra um cenário onde é colocada uma vara com um frango à frente de um cão de corrida, Essa vara está presa em suas costas e o cão corre para tentar alcançar o alimento infinitamente.

Assim, é possível perceber que a busca, de certa forma, aparentemente, pode ser útil até um certo ponto, mas chega um momento (e diria que muitos já estão neste momento, pois este momento é Agora!) em que se você não abandonar até a sua busca ela se tornará um empecilho, uma verdadeira prisão infinita que aparentemente estará presente até você decidir que ela se desfaça e perceber que nunca esteve preso, que a prisão nunca existiu e que nesse eterno Agora você sempre esteve livre, pleno. sublime, incondicionado, perfeito, amoroso, harmonioso como assim o É (a Natureza Real).

Iluminação, Salvação, Graça Sublime, Samadhi, Percepção, Jissô, Reino de Deus são a Natureza Real e esta é livre, não é algo condicionado. É ilimitada e não pode se limitar a uma identificação seja ela qual for: personagem, ser humano, não humano, pequeno, grande, forte, fraco,  cristão, budista, hindu, protestante, islã, até mesmo a identificação com alguma palavra como Deus, Ser ou Divindade (sem perceber a real natureza dessas palavras) são como qualquer identificação com qualquer outro nome ou forma. A Natureza Real não se limita a nenhuma dessas buscas, nomes ou formas. Por isto não é possível que alguma condição, nome, forma, ação, situação, tempo, lugar, técnica ou fato a preceda ou a limite de forma alguma.

Perceba, desfrute e compartilhe.

Om sai ram

Namastê

Arigatô Gozaimasu

(Através de João)

2 thoughts on “Que horas?

  1. “Os que buscam uma dimensão espiritual querem a auto-realização ou a iluminação no futuro. Ser uma pessoa que está em busca de algo significa que você precisa do futuro. Se for nisso que você acredita, isso se torna verdade pra você. Precisará de tempo até perceber que não precisa de tempo para ser quem você é.”

    (Através de Eckhart Tolle)

  2. ‎”Onde quer que você esteja, esteja lá por inteiro. Se você acha insuportável o seu aqui e agora e isso lhe faz infeliz, há três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você deseja ter responsabilidade sobre a sua vida, deve escolher uma dessas opções e deve fazê-lo agora. Depois, arque com as conseqüências. Sem desculpas. Sem negatividade.”

    Eckhart Tolle do livro “O Poder do Agora”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s