A Espiritualização ou a Transcendência do mundo

Pergunta de Andrew Cohen:

Por fim gostaria de perguntar-lhe sobre a relação entre o que você entende como iluminação e o envolvimento com o mundo. No judaísmo, o pleno engajamento com o mundo e com a vida humana é tido como o cumprimento do chamado religioso. De fato eles dizem que é somente mediante o viver devotadamente os mandamentos que o potencial da raça humana se tornará manifesto na terra. O erudito judeu David Ariel escreve: “Nós finalizamos o trabalho da criação…Deus necessita de nós porque somente nós podemos aperfeiçoar o mundo.” Muitos ensinamentos sobre iluminação como o seu, enfatizam a iluminação do indivíduo. De fato a transcendência do mundo parece ser toda a questão. Mas nossos irmãos judeus parecem estar nos chamando para algo bem diferente – a espiritualização do mundo – através da participação no mundo de homens e mulheres devotados. Então é verdade que os seus ensinamentos dispensam o mundo de nossa devotada participação nele? A própria noção de transcendência priva o mundo de preencher nosso potencial de espiritualizá-lo como filhos de Deus?

Resposta de Eckhart Tolle:

A ação correta pode somente provir de um estado de transcendência do mundo. Qualquer outra atividade é ego-induzida, e mesmo que se faça o bem, por ser uma atividade ego-induzida, terá consequências cármicas. “Ego-induzida” significa que há um motivo ulterior. Por exemplo, sua auto-imagem é intensificada quando você se torna aos seus próprios olhos uma pessoa mais espiritualizada, e isso lhe faz bem; um outro exemplo pode ser o de se procurar uma recompensa futura em outra vida ou no céu. Portanto se há motivos ulteriores, isso não é puro. Das ações humanas não pode fluir uma amor verdadeiro a não ser que o mundo seja transcendido, porque no mundo em que estamos, não se está conectado com o Reino do qual o amor emerge.

Pergunta de Andrew Cohen:

Você quer dizer ação pura, não corrompida pelo ego?

Resposta de Eckhart Tolle:

Sim, as primeiras coisas primeiro. O que vem primeiro é a realização e a libertação, e então deixe a ação fluir desse estado – e isso será puro, não corrompido, e não haverá nenhum carma ligado a isso. Por outro lado, não importa quão elevados sejam nossos ideais, que mesmo assim nós iremos fortalecer o ego mediante nossas boas ações. Desafortunadamente não poderemos cumprir os mandamentos a não ser que sejamos sem-ego – e há muito poucos que o são – como descobriram todas as pessoas que estão tentando praticar os ensinamentos de Cristo. “Ame o seu próximo como a si mesmo” é um dos ensinamentos essenciais de Jesus, no entanto você não pode cumprir esse mandamento, não importa quão duramente você tente, se ainda não souber quem você é no nível mais profundo. Amar o seu próximo com a si mesmo significa que o seu próximo é você mesmo e esse reconhecimento de unidade é amor.

 

extraído de uma entrevista com Eckhart Tolle – por Andrew Cohen

 

About these ads

One thought on “A Espiritualização ou a Transcendência do mundo

  1. Premaswarupas [personificações do Amor divino],

    Ao dizer que a ação correta pode somente provir de um estado de transcendência do mundo o personagem desperto Eckhart Tolle está revelando que a ação correta pode somente provir da percepção (consciencial) e não de um pensamento (da mente)…
    Na Bhagavad Gita [ Sublime Canção ] é ensinado o “reto agir”, que é o agir com renúncia aos frutos da ação, em contraposição ao “não agir” e ao “falso agir”, que é o agir por interesse nos frutos da ação. No Núcleo dizemos que “não há percepção sem ação”, essa ação é a ação correta, a que realiza a percepção, a que expressa a percepção no mundo fenomênico, na representação. Na Bíblia é revelado que aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são Filhos de Deus. Ser “guiado pelo Espírito de Deus” equivale a agir guiado pelo estado de transcendência do mundo, na linguagem do personagem desperto Eckhart Tolle, que equivale a praticar a ação correta, na linguagem usada na Bhagavad Gita! Assim, qualquer que seja a linguagem usada, o ensinamento legado à humanidade pelos personagens despertos é em essência o mesmo. A linguagem usada no Núcleo tem a finalidade de facilitar a assimilação dessa unidade que subjaz as muitas linguagens do Ser! Perceba essa unidade; escolha uma linguagem que te facilite desfrutar a essência de toda mensagem divina a fim de que vc possa compartilhar com todos o que percebe e desfruta!
    Namastê

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s